Cotas Sociais, raciais e qualquer outro tipo de cota que você queira colocar na conversa como politica publica não se justificam e causam mais danos do que resolve o problema da falta de oportunidade entre jovens.

Quando um estudante entra em uma universidade ou em concurso publico usando a cota vão dizer que ele não qualificado o suficiente porque entrou usando cota ou vão dizer que ele esta tirando vaga de alguém mais qualificado.

Ambos argumentos não fazem sentido porque se o estudante passou na prova ele de alguma forma esta qualificado e ele não esta tirando vaga de ninguém porque ele esta entrando através da cota o assunto gera discussão por isso sistema de cotas deve ser extinto.

Não sou totalmente contra o sistema de cotas ele só valido junto com um plano de restruturação da educação básica no brasil que de um prazo de inicio e fim do tempo de duração do sistemas de cotas. Nesse plano de restruturação da educação deve conter medidas e metas para o governo melhorar a educação básica no Brasil.

Onde não se  coloque a universidade como unica forma do cidadão ter uma chance de subir na vida o ensino médio deverá ter noções básicas de como funciona motor de um carro, como a casa é feita, como trocar uma lampada e principalmente programação atividades simples que vão poder ajuda-lo a no futuro a encontrar um trabalho sem depender exclusivamente da universidade porque as universidades publicas tem poucas vagas e as Universidades privadas nem todos podem pagar.

Algo pode ser feito que não sei se estou totalmente a favor é taxa regressivamente as pessoas classe mais alta o problema que isso é similar as cotas porém o dinheiro que a universidade ganha desses estudantes pode ser usado pra melhorias na universidade como também custeia o ensino dos outros estudantes não sei se sou favor dessa medida.

Não existe solução magica pra o problema de desigualdade de oportunidade mas soluções fáceis costumam causar mais danos do que resolver o problema com plano de longo prazo com metas definidas só assim as cotas se justificam enquanto isso não acontecem isso alimenta a fabrica de desigualdade de oportunidades que é o Brasil.


0 comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *