Estamos em 2019 em tem gente que realmente acredita que racismo não existe. A pesar de eu ter escrito aqui no meu blog que o que cotas sociais são fabricas de desigualdade  social acho que as pessoas  tem oportunidades muito desigual.

Falar de desigualdade é sempre complicado pois as pessoas são diferentes por natureza porém a forma que alguns grupos sociais são tratados em relação a outros é o problema da desigualdade social.

O racismo esta incorporados na nossa sociedade aquele que o racismo diz que não existe é porque é um racista e não sabe. É quando um negro fala que racismo não existe pois acaba servindo de voz para o coro racista.

Assim como o racismo o machismo também esta incorporado na nossa sociedade desde criança os pais criam filhos e filhas diferente e não percebem a consequência disso no futuro. No caso do racismo o pais dizem para os filhos que eles são pobres porque são negros que não vão conseguir nada na vida porque são negros.

racismo não existe: Diga não ao racismo

As pessoas quando olham o diferente os tratam diferente tendemos a confiar em quem se parece mais com nós. As pessoas costumam se sentar perto de pessoas que se vestem como elas nos ônibus.

Dizem que racismo não existe mas vemos poucos negros em cargos de liderança em grandes empresas, negros tem mais chance de ter crédito recusado pelo banco mesmo tendo um bom score de crédito.Negros tem mais chace de ser assassinados do que brancos, ganham  um salário inferior ocupando o mesmo cargo.

Falam que racismo não existe mas sempre tem alguém arrevessando a rua para não passar na mesma calçada. Madame que coloca bolsa pro outro lado quando vou pedir informações.

  Afinal Racismo não existe?

Apesar do titulo desse texto afirma que o racismo não existe só ligar a TV ver quantos jovens negros são assassinados. Quem diz que racismo não existe é porque não é negro e se é negro então esta se enganando com uma mentira.

Porque racismo existe sim  é muito cruel esse mês foi o mês da consciência negra e teve muita reportagem na TV sobre a importância da  representação negra.  A falta de influência negra na TV faz com pense os negros não podemos ter aquilo que é vendidos nos comerciais.

Mas felizmente isso ta mudando espero um dia esse texto esteja ultrapassado porém ainda vemos o negro tendo papel de vilão na TV.  Já temos super shock, raio negro, pantera negra e outros no cinema e na tv americana. Porque não na TV brasileira? Por que negro tem que ser sempre a empregada, o segurança, o bandido e nunca o magnata milionário?

Dizem que a TV é um espelho da sociedade e nossa sociedade não é muito diferente da TV. Visitei um prédio outro dia em que a maioria dos seguranças eram negros e moravam na baixada fluminense. Já os engravatados eram todos brancos alguns falando em outro idioma e morando em bairros próximos do prédio.

Categorias: Textos

0 comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *