Open Banking: Imagem tema do open banking
Tecnologia

Open Banking: Banco Aberto no Brasil

Alguns anos atrás antes de conhecer o termo Open Banking eu fui me cadastrar na plataforma Just Online e eles pediram a senha do meu internet banking para prosseguir o cadastro. Porém eu fiquei com pé atrás e desistir de fazer o cadastro.

Alguns dias depois eu baixei um aplicativo que também pediu a senha do meu banco. Novamente fiquei com o pé atrás em colocar a senha mas dessa vez resolvi pesquisar se os bancos tem suporte para esse tipo de serviço.

Mas pra minha surpresa encontrei o termo “Open Banking” em vários artigos listados no google cujo o objetivo é tornar os bancos mais abertos. Contudo esse conceito já vem sendo usado na união europeia e os bancos brasileiros como Original já tem API para desenvolvedores.

Então eu como desenvolvedor fiquei muito animado com essa tecnologia isso abre novas possibilidades de usos em aplicativos empresariais como pessoais. Mas como cliente eu fico pesando se a tecnologia e seguro se não tem falhas  na api.

Por exemplo eu me cadastrei em um aplicativo que teve todo meu extrato bancário sem o meu banco me informar disso. Acredito que logo os bancos vão da um jeito nisso e criar um token via app ou SMS para avisar ao usuário quando alguém estiver acessando sua conta mas de qualquer forma acho isso promissor.

Imagem de Steve Buissinne por Pixabay

O que é Open Banking

Primeiramente o Open Banking é um conceito que permite que o banco compartilhe informações dos clientes com autorização prévia. Bem como Através de uma API, interface de programação de aplicativos, as empresas poderão usar os dados dos usuários que os bancos tem.

Contudo os consumidores poderão ser donos de seus dados que poderão ser utilizado para conceder empréstimo com base em perfil de consumo. Pois Isso seria uma mudança importante no mercado de bancos que já estão sofrendo grandes mudanças com as fintechs. 

Em nosso país temos medo da tecnologia ainda mais quando se trata de dinheiro. Por isso muitas pessoas ficam com pé atrás quando o assunto é compartilhar informações com terceiros.

O BCB (Banco Central do Brasil) estuda regulamentar esse tipo de serviço no brasil em 2021 conforme já divulgado na imprensa. Contudo seria incrível pois daria um empurrão para que pessoas perdessem o medo de usar aplicativos que tenham esse serviço.

O que muda

Para os consumidores daria mais segurança na hora de acessar aplicativos de terceiros. Pois hoje quando vamos acessar esses aplicativos que fazem conexão com bancos não temos certeza da segurança de nossos dados nesses aplicativos.

O problema é que muitos bancos hoje não disponibilizam apis para que empresas possam integrar com seus ecossistemas. Visto que com o open banking será possível que aplicativos integrem com ecossistemas do bancos com segurança, praticidade e transparência.

Entretanto com a regulamentação do BCB irá existir um padrão de integração entre bancos, apps de terceiros e clientes. Todavia ao invés de vocês ter que digitar a senha você só precise digitar a conta e o banco e próprio banco vai verificar contigo se autorização de acesso.

Bancos Participantes

Em suma no comunicado publicado no dia 4/12/2020 o BCB publicou uma lista com 1.065 instituições com participação obrigatória no Open Banking brasileiro neste comunicado publicado consta o nome e o patrimônio liquido de cada uma das instituições. Contudo consta-se nessa lista todos 5 grandes bancos, instituições de pagamento, cooperativas e bancos digitais.

De Open Banking para Open Finance

Seja como for o Open Finance é uma evolução natural do Open Banking prevista na ultima etapa de implementação do Open Banking no Brasil. Com o Open Finance será possíveis compartilhar não só transações bancarias mas todos os dados financeiros como empréstimos. seguros investimentos e etc.

Contudo no open Finance será possível integrar todos os bancos com um aplicativo e a partir dai ter todos extratos e relatórios de sua vida financeira. Bem como poder haver um aplicativo que liste todos os cartões de crédito de diferentes bancos e suas respectivas dividas e anuidade.

Imagem de mohamed Hassan por Pixabay

Nesse sentido a previsão do inicio da implementação da primeira fase do open banking é fevereiro de 2021 onde as instituições financeiras começaram a compartilhar entre si informações de produtos e serviços. Contudo em dezembro de 2021 é previsto a implementação da ultima faze que possibilitará o compartilhamento de mais dados entre as empresas.

Considerações finais

O Open Banking é um conceito que irá permitir o compartilhamento de dados que hoje é restrito aos bancos porém apesar do banco central garantir a segurança dos dados fica sempre aquela desconfiança já que a maior parte das falhas de seguranças são feitas por pessoas desatentas.

Em síntese Ao abrir esses dados para terceiros se torna mais vulnerável e mais difícil o controle e aumenta o riscos de segurança. Contudo com o Open Banking e Open Finance aumenta a competitividade entre os bancos e torna o sistema financeiro mais acessível para as pessoas.

O que é Open Banking?

Open Banking é um termo emprestado do inglês que descreve um sistema em que há compartilhamento de dados, produtos e serviços financeiros. De acordo com a definição do Banco Central (BC), esse conceito inclui a abertura e integração de plataformas e estruturas de bancos e fintechs – as startups da área financeira.

Como vai funcionar o Open banking?

A partir do consentimento do cliente, os bancos e prestadores de serviços deverão compartilhar seus dados e informações, seja pessoa física ou jurídica.

Como surgiu o Open banking?

O conceito de open banking surgiu há pouco mais de cinco anos no Reino Unido. O sistema bancário britânico é um pouco menos concentrado que o brasileiro…

O que é API do banco?

API é uma série de rotinas, protocolos e ferramentas de programação que definem como diferentes sistemas devem interagir entre si. APIs são difundidas em aplicações dos mais variados tipos e não estão restritas a plataformas financeiras