√ćcone do site Felipe Mateus

T.I.: 4 motivos pra você não trabalhar com T.I.

Há um pouco mais de 1 ano escrevi um texto falando 5 motivos para estudar T.I. o tempo passou e escrevo hoje outro lado. Nem tudo é flores no mundo da tecnologia existe um certo exagero quando falam nos salários e oportunidades de vagas abertas. Pois ninguém fala sobre o que realmente acontece e o porquê os salários estão altos demais. 

Contudo existem 2 vis√Ķes hoje entre os programadores¬† sobre o que acontece no mercado de T.I. uma √© dos que est√£o entrando no mercado e tem a sensa√ß√£o de ser uma bolha¬† de n√£o ter vagas suficientes para todos os profissionais. Entretanto a outra vis√£o s√£o dos profissionais com mais tempo no mercado que sentem que pouco profissional qualificado¬† e com experi√™ncia.

As inova√ß√Ķes tecnol√≥gicas criam novas tecnologias e novos h√°bitos de consumo mais r√°pido do que a velocidade que a sociedade consegue absorver. nesse sentido nos Leva ao nosso primeiro item que a √© a press√£o que os profissionais de T.I. sofrem.

Imagem de pixabay

Press√£o

A escassez de profissionais T.I.  é algo já conhecido e um dos motivos que atraem o interesse para essa área. Contudo os profissionais que trabalham com T.I. são sobrecarregados. Sofremos com a pressão de entregar em prazos super curtos, pressão pela evolução tecnológica, pressão pela escassez de profissionais.

Nesse sentido, √© tanta a press√£o que os profissionais sofrem hoje em dia que justifica os sal√°rios estarem t√£o altos. Essa press√£o √© tanta que quando n√£o est√° estudando, est√° codando ou em reuni√Ķes faz pensar se trabalhar √© tudo que devemos fazer na vida.

A pressão por produzir mais e mais causa faz com que produza cada vez menos. Isso tem nome se chama burnout uma doença cada vez mais comum no mercado que exige cada vez mais.

Os profissionais de T.i. s√£o mais afetados pelo burnout estima-se que 80% dos profissionais de T.I. j√° sofreram ou sofrem algum tipo de desgaste. Pois Isso √© um problema grave e por causa do desgaste, a maioria dos profissionais procuram melhores condi√ß√Ķes de trabalho ou pensam largar a profiss√£o.¬†

Imagem de pixbay

Falta de regulamentação 

Disse no post sobre os 5 motivos para cursar tecnologia da informação que a falta de regulamentação é bom motivo para cursar tecnologia. Porém este também é um problema e nisso invejo os advogados que tem sua profissão toda regulamentada.

O problema da falta de regulamentação é que permite qualquer um trabalhe com tecnologia mesmo sem ter qualificação necessária trazendo outro problema os salários.

Os salários também são influenciados pela regulamentação pois com a regulamentação se define o que um pleno e um sênior precisa saber e o piso salarial de cada função. obviamente que um programador de uma linguagem comum e popular como o php não vai ter o maior salário, porém  hoje se procurar no linkedin existem vagas pleno que pagam quase o  mesmo que junior.

Bem como quantos anos  de experiência ou qual outras qualificadoras um programador precisa ter ou fazer pra ser sênior isso a regulamentação também precisa dizer. Pois temos programadores com vários anos de experiência e sentem que não avançam na área.

Imagem de pixabay

Com T.I. tudo muda muito

A tecnologia é uma área onde tudo muda muito rápido novas tecnologias surgem e vira de cabeça pra baixo se você busca estabilidade essa não é sua área. O que você aprende no início da faculdade quando termina já está desatualizado por isso faculdade de tecnologia não vale a pena.

Contudo novos projetos e frameworks surgindo todos os dias e algoritmos de inteligência artificial que surpreendem pro bem e pro mal. Entretanto Uma hora pode estabilizar talvez mas acho que isso não vai acontecer, isso é continuação da aceleração tecnológica que tivemos no século passado.

Quem trabalha com T.I. só trabalha estuda não tem tempo pra fazer outras coisas é uma área que exige muito e deprecia rápido.

foto de pixabay

A insatisfação dos profissionais de T.I.

Outra coisa que n√£o fala √© o fato do profissional est√° insatisfeito com a √°rea de TI, essas insatisfa√ß√Ķes fazem os profissionais mudem de empresa toda hora. Al√©m disso a insatisfa√ß√£o √©¬† causada por v√°rios motivos: a rela√ß√£o entre sal√°rio e expectativas da empresa, a falta de recursos, Inflexibilidade no hor√°rio de trabalho.

Além disso a Remuneração é um  ponto de insatisfação  para os profissionais de T.I. muitos reclamam da baixa remuneração e alta responsabilidade atrelada ao cargo. A solução seria contratar mais profissionais, mas como  tudo muda muito rápido é difícil achar profissionais que tenham experiência suficiente para substituir.

A insatisfa√ß√£o por condi√ß√Ķes de trabalho tamb√©m √© outra fonte de reclama√ß√£o constante, pois muitas empresas querem criar solu√ß√Ķes mirabolantes sem ter ferramentas necess√°rias para isso, fazendo com que muitos profissionais fiquem frustrados com o ambiente de trabalho.

A falta de apoio em novas ideias nas empresas já consolidadas também é motivo de insatisfação, pois é ruim para um profissional de qualquer área sentir que não é ouvido.

Conclus√£o

Conclui-se com esse cen√°rio a press√£o sobre os profissionais que causa bornout e estresse no trabalho. A insatisfa√ß√£o causado pelas condi√ß√Ķes de trabalhos e as mudan√ßas tecnologias fazem com que vejo que n√£o vale a pena trabalhar com T.I. hoje.

Sair da vers√£o mobile