Textos

Tecnologia da Informação: 5 Motivos pra cursar Tecnologia

Estudar tecnologia da informação pode ser uma escolha padrão para os viciados em tecnologia mas não é uma escolha simples. Pois você pode escolher um curso gastar tempo e dinheiro e chegar no meio do curso e descobrir que não lhe agrada.

Foi esse o meu caso eu escolhi o curso Sistemas da Informação, um curso voltado ao mundo empresarial o curso começou bem. Porém quando chegou no meio do curso apareceu umas coisas que não curtir, foi quando resolvi abandonar o curso.

Se você é fanático por tecnologia assim como eu e ainda esta em duvida se cursará tecnologia. Então hoje vou lhe apresentar 5 motivos para cursar tecnologia da informação.

1. Escassez de profissionais de tecnologia da informação

Acredito que esse é o principal motivo para alguém cursar tecnologia da informação a escassez de profissionais no mercado de trabalho. Além disso, a escassez faz com que remuneração dos profissionais que trabalham com T.I. seja bastante alta.

O mercado brasileiro de T.I. tem um deficit enorme de profissionais e esse deficit fica mais e evidente com a pandemia onde acelerou o processo de digitalização. No qual naturalmente esses profissionais são mais requisitados para corrigir problemas e agilizar implantação de novos sistemas.

2. Falta de profissionais qualificados

Esse motivo complementa o anterior, o mercado precisa de profissionais qualificados pois a área de T.I. exige que o profissional esteja estudando continuamente. Ou seja, a tecnologia muda muito rápido e todo conhecimento que se adquiriu durante um tempo não é mais suficiente e você deverá aprender tudo de novo.

Além disso as empresas querem profissionais que saibam sobre tudo de tecnologia. Sendo que isso é impossível, já que a capacidade de aprender rápido novas tecnologias é que torna bom um profissional de T.I.

A falta de profissionais qualificados vem também por parte das empresas. Na qual muitas vezes fazem exigências que não são compatíveis com tipo de  profissional que estão buscando.

Daí vem a importância das empresas de recursos humanos que fazem a ligação entre profissionais e gestores das empresas fazendo o match perfeito.

3. Não é regulamentado

Embora muita gente não saiba mas a área de T.I. não é regulamentada no brasil e certamente isso é uma grande vantagem na hora de procurar emprego. Deste modo não é necessário ter registro em associações de profissionais para trabalhar com tecnologia da informação. Isso faz com que qualquer pessoa mesmo sem estudos formais consiga trabalhar com T.I.

As características dessa área torna complicado qualquer tipo de regulamentação já que isso pode fazer com que a escassez de profissionais, que já é alta, aumente.

É comum que grandes empresas de tecnologia exijam que os profissionais tenham ensino superior completo para limitar a procura pelas vagas. Visto que as grandes empresas tecnologia é o sonho da maioria dos profissionais de T.I.

4. Expansão do Mercado de trabalho

Se não bastasse a escassez de profissionais e a falta de profissionais qualificado, o mercado t.i. está se expandindo. E Atualmente Grandes empresas, após o pico da crise em maio de 2020, estão contratando profissionais de TI pra suprir a demanda causada pela crise.

O Home Office sera tendencia e uma realidade para o setor e trará oportunidade de fazer novos negócios e pra crescer profissionalmente. De fato a área de ti é que mais cresce hoje em dia muitas novas profissões que não existiam a 10 anos estão se tornando cada vez mais comum no mercado de trabalho.

Segurança da Informação e business intelligence (B.I.) são as 2 areas de tecnologia que mais estão contratando hoje.

5. Tecnologia da Informação é incrível

Trabalhar com tecnologia é incrível você trabalha com o que gosta acaba se divertindo e não ver o tempo passar. Além disso você pode trabalhar com tecnologias emergentes que ainda não foram para o mercado.

Você pode conciliar vida pessoal e profissional, a área de tecnologia é a que mais tinha profissionais trabalhando em home office antes de isso se torna comum por causa da pandemia. Enquanto isso varias empresas de tecnologia como Facebook e google já decidiram que abrirão vagas em home office permanente.

Um comentário

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *