Logo Pix by Banco Central
Textos

PIX: Conheça esse novo sistema de pagamentos instantâneos

O Pix começa a funcionar 16 de novembro e agora é possível fazer transferências imediata através do celular. Contudo criado pelo BCB o Pix chega pra facilitar a forma que lidamos com o dinheiro.

O Pix promete revolucionar os bancos competindo com o cartão de crédito como forma de pagamento. Além disso, o Pix vem pra ser o dinheiro virtual onde ele substituirá o papel.

Como funciona

Como já dito anteriormente o BCB criou o Pix pra facilitar a forma que pessoas e empresas trocam dinheiro. Para usar basta digitar todos dados da conta como já funciona com TED ou cadastra uma chave Pix.

Não precisar de cadastro no banco central do brasil para usar os bancos que serão responsável pelo cadastro no BCB. O Sistema funciona 24h por dias e qualquer pessoa seja estabelecimentos comerciais, pessoas físicas ou órgãos governamentais podem usar.

O que é Chave Pix?

A Chave é um apelido que poderá ser usado no lugar dos dados tradicionais (nome completo, banco, agência, conta e CPF e CNPJ) na hora de fazer uma transação bancaria. Nesse sentido ao invés de precisar de todos esses dados com apenas uma informação é possível fazer transferências.

Pra cadastrar uma chave basta abrir o app do banco ir no menu pix e depois escolher qual chave que deseja usar. Todavia é possível cadastrar até 5 chaves pra pessoa física e 20 chaves pra pessoas jurídica.

Pode cadastrar até 4 chaves diferentes:

  1. Email
  2. CPF ou CNPJ
  3. Telefone
  4. Chave numérica aleatória

As chaves (Email, CPF ou CPNJ e Telefone) só podem pertencer apenas 1 banco no entanto caso precise usar a chave em outro banco será necessário fazer uma portabilidade de chave.

O Pix é gratuito

É gratuito para pessoas físicas e MEI (Micro Empreendedor Individual) e pago quando objetivo da transação for comercial. Porém alguns bancos não cobram taxas em transações em nenhum caso.

Afinal, é seguro?

Na teoria a tecnologia do pix é segura pois existe uma rede dedicada de conexão entre o BC e os PSP (Prestadores de Serviços de Pagamento). Além disso o banco emissor assinam digitalmente todas as comunicações feitas no pix e as enviam em um canal criptografado por meio de TLS com autenticação bidirecional.

Existe também o DICT (Diretório de Identificadores de Contas Transacionais) que é um mecanismo antifraude que informa ao PSP informações referente as chaves pix.

Os protocolos são rigorosos e bem seguros porém o maior ponto de fragilidade esta no PSP pois eles são o ponto fraco do sistema. Sendo assim as fraudes podem ocorrem em golpes causados por códigos maliciosos instalados nos bancos e afins.

Imagem de smartphone
Imagem de smartphone transferência instantânea

O banco central esta estudando novas tecnologias para ser utilizada pelos bancos no Brasil. Assim como o open banking que permite os bancos abrirem os dados dos clientes pra terceiros com autorização do memos. O BCB abriu uma consulta publica pra facilitar transferência pro exterior.

O que é Pix?

É um sistema de pagamento instantâneo criado pelo Banco Central do Brasil.

Como funciona o Pix?

Funciona 24 horas por dias basta ir no menu pix no smartphone e digitar todos dados da conta destinatário da mesma forma que funciona com TED e DOC.

Quanto custa o Pix?

O Pix é gratis.

O que é Chave Pix?

A Chave é um apelido que poderá ser usado no lugar dos dados tradicionais (nome completo, banco, agência, conta e CPF e CNPJ) na hora de fazer uma transação bancaria

Leave a Reply