Textos

Qual diferença entre usar crédito e débito?

Quando vamos fazer uma compra com cartão o vendedor sempre pergunta se é crédito ou débito. Mas afinal qual é a diferença entre crédito e débito?

A diferença básica é que o débito as compras são sempre a vista e o crédito a compra é a prazo. Quando você compra com débito você está tirando o dinheiro que está na sua corrente no crédito você está pedindo um empréstimo para o banco.

Vantagens de usar cartão de crédito

Apesar de muita gente ter medo de usar cartão de crédito, o crédito dá muitas vantagens para os clientes. Já que no crédito as taxas são maiores que o débito tem mais riscos envolvidos os cartões de crédito dá vantagens aos clientes.

A principal vantagem de comprar no crédito é posteriormente em data pré definida, outra vantagem que o crédito proporciona  são os pontos nos programas de fidelidade que dá descontos em compras. Dependendo do banco  pode cobrar anuidade para ter mais promoções e descontos.

Uma vantagem de usar cartão de crédito que eles já têm seguros dependendo que podem variar dependendo do tipo de cartão e limite. Uns dos mais comuns e falado é seguro viagem que dá direito ao cliente pagar tratamentos de saúde caso necessite durante uma viagem.

Recomenda-se usa  o crédito só quando a compra a vista não tem desconto e nunca usar o cartão de crédito como renda gastando o dinheiro que não se tem pra pagar.

Vantagens de usar cartão de débito

Para quem não tem controle dos gastos o débito é uma solução melhor do que o crédito já que o dinheiro sai diretamente da conta corrente e só e gasto o que tem.

O débito tem taxas bem menores que o crédito e o risco para os bancos também já que o pagamento é feito com dinheiro que está na conta do cliente.  É também mais fácil conseguir um cartão de débito pois não é necessário fazer uma análise de crédito é preciso só uma conta bancária.

No débito normalmente não existe acúmulo de promoções e bônus  em programas de fidelidade . Por isso eles também não tem a cobrança de anuidade.

Apesar do débito não existe empréstimo porque esta relacionado ao valor que está conta corrente. Alguns bancos podem ter cheque especial relacionado a conta corrente, sendo esse o crédito mais caro do país um cliente sem controle pode acabar caindo na bola de neve sem perceber.

Afinal usar crédito ou débito?

Dependendo do tipo de cliente, do estilo de vida, os objetivos e etc, um cartão pode ser melhor do que o outro. Hoje em dias os cartões já vem com as 2 funções e cabe ao cliente escolher na hora da compra.

O Cartão de crédito  é  recomendado ser usado quando não tem desconto na compra a vista, nunca deve ser usado como renda extra, pois tem chance de perder o controle e ser penalizado.

O Cartão de débito  é o mais próximo que temos de dinheiro digital  que é algo defendo que exista em massa pois todas as compras são a vista.

Atualmente o mercado financeiro mas especificamente os bancos estão passando por uma revolução com entrada das fintech e a criação do open banking. Com todas essas revoluções os clientes devem ficar atentos pois tem sempre um espertinho em todos os lados de olho no seu dinheiro.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.