Black Friday ou Black Fraude?
Todo ano em novembro tem a Black Friday ou sexta feira negra dia de descontos e promoções no comércio. Este dia de descontos surgiu no Estados Unidos e é sempre um dia após o feriado de ações de graças.
No Brasil a Black Friday começou em 2010 totalmente online e desde então o evento vem se tornado popular a cada ano que passa. Cada ano que passa a Black Friday tem record de vendas e já esta na data oficial do calendário do comércio brasileiro.
Porém conforme a adesão crescia também crescia as fraudes e os golpes que marcaram negativamente o evento. Na Black Friday foi quando teve a primeira adesão em massa no brasil e também teve pela primeira vez o record em fraudes. Lojistas aumentavam os preços dos produtos nas semanas anteriores a sexta-feira de descontos.
Quando um lojista tenta enganar o consumidor aumentando os preços antes do dia de promoções vendo pela metade do dobro. Afinal Ele está perdendo pois um consumidor que se sente lesado vai fazer um marketing negativo isso é ruim para o lojista.
Todo ano sobe no twitter o termo #backfraude onde consumidores que se sentem enganados ou sofreram golpes expões suas experiências no twitter. Entretanto todo ano sites de comparação de preço criam páginas especiais para comparar preços da Black Friday.
Black Friday ou Black Fraude? Golpes Mais Comuns
- Tome cuidado com Cartão de Crédito
Seja no comércio virtual ou no comércio físico o cartão de crédito é dos dados mais roubados. Todavia Tome cuidado com seus dados guarde os 3 números que está no verso do seu cartão de crédito em lugar bem seguro e raspe para apagar.
Nas compras físicas fique sempre de olho no seu cartão de crédito e confira sempre se o cartão de crédito é mesmo o seu após finalizar a compra. Contudo de Preferência ao cartão de crédito ao débito nas compras online.
- Sites Falsos
Antes de finalizar qualquer compra você precisa se o site é realmente o que você está acessando. Afinal sites de golpistas o site pode apresentar a identidade visual de uma empresa famosa mas o url não pode ser daquela empresa.
Caso não conheça a loja online Confira sempre se o site tem endereço físico, CNPJ e se o site tem reclamações e recomendações
- Descontos que não existem
Ao receber email ou ver um anúncio e ao acessar o site o preço é maior e o desconto não existe. Alguns sites este preço só aparece na hora de pagar se um consumidor for desatento acaba pagando mais que o anunciado.
Fiscalização
Os Procons e Ministério Público estão de olho nos preços abusivos e na golpes e crimes cometidos no âmbito da Black Friday. Contudo o Procon-SP disponibilizou uma lista de com mais de 120 empresa que não são confiáveis e que deve ser evitadas.