Open Banking

Outro dia antes de conhecer o termo Open Bank eu fui me cadastrar na plataforma just online e eles pediram a senha do meu internet banking para prosseguir o cadastro. Porém eu fiquei meio com pé atrás e desistir de fazer o cadastro.

Hoje eu eu baixei um aplicativo de controle financeiro que também pediu a senha do meu banco. Novamente fiquei mais uma vez com pé atrás em colocar a senha mas dessa vez resolvi pesquisar se os bancos tem suporte para esse tipo de serviço.

Pra minha surpresa encontrei o termo “Open Baking”  em vários artigos listados pelo google cujo o objetivo é tornar os bancos mais abertos para as novas tecnologias. Esse conceito já vem sendo usado na união europeia e os bancos bancos brasileiros como Original já tem suporte a desenvolvedores.

Eu como desenvolvedor fiquei muito animado com essa tecnologia isso abre mil possibilidades de usos em aplicativos tanto para aplicativos empresariais como aplicativos pessoais. Mas como cliente eu fico imaginando até onde minha segurança é garantida. Por exemplo eu cadastrei em um aplicativo de controle financeiro e o aplicativo teve todo meu extrato bancário sem o banco no qual sou cliente me informar disso.

Acredito que logo os bancos vão da um jeito nisso e criar um token via app ou SMS para avisar ao usuário que alguém está acessando sua conta de qualquer forma acho que isso é promissor.

O que é Open Banking?

O Open Banking é um conceito que permite que o banco compartilhe informações dos clientes com autorização prévia. Com uma  API, interface de programação de aplicativos, as empresas poderão usar os dados dos usuários que os bancos tem.

O consumidores poderão ser donos de seus próprios dados esses dados poderão ser utilizado para conceder emprestimo com base em perfil de consumo. Isso seria uma mudança importante no mercado de bancos que já estão sofrendo grandes mudanças com as fintechs. 

Em nosso país temos medo da tecnologia ainda mais quando se trata de dinheiro. Por isso muitas pessoas ficam com pé atrás quando o assunto é compartilhar informações com terceiros.

O Banco Central do Brasil estuda regulamentar esse tipo de serviço no brasil. Contudo seria incrível pois daria um empurrão para que pessoas perdessem o medo de usar aplicativos que tenham esse serviço.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.